Teste ortostático

O teste ortostático (teste oblíquo) é um método para estudar e diagnosticar o estado dos sistemas cardiovascular e nervoso. Este teste simples permite identificar violações no regulamento do coração. A essência do teste é mover o corpo da horizontal para a vertical.

artigo:

  • Indicações para ortostática
  • Métodos de Avaliação dos resultados

Métodos de O teste deve ser realizado antes das refeições, de preferência, na parte da manhã. É possível que o médico ordene que você faça testes durante vários dias, então é necessário conduzi-los ao mesmo tempo.

A pessoa diagnosticada permanece deitada por pelo menos 5 minutos e, em seguida, sobe lentamente para os pés. Esse método é chamado de teste ortostático ativo.

Além disso, há outra opção para um teste ortostático, que é chamado de teste oblíquo – este é um teste ortostático passivo. Neste caso, o diagnóstico é feito em uma mesa rotativa especial. A técnica em si é a mesma: 5 minutos em uma posição horizontal, depois uma transferência rápida da mesa para uma posição vertical.

Durante o estudo de três tempos de pulso medido:

  • (1) na posição horizontal do corpo,
  • (2) ao subir a pé ou em movimento da mesa na posição vertical
  • (3) três minutos depois de transição para uma posição vertical .

Avaliação dos resultados com base no valor da frequência cardíaca e suas diferenças conclusões sobre o estado funcional do sistema cardiovascular.

Norma – aumento da taxa de pulso em não mais que 20 batidas por minuto. É possível abaixar a pressão superior (systolic), bem como um aumento leve no mais baixo (diastolic) – até 10 mm Hg. Art.

  1. Se o elevador para a posição vertical têm aumento da frequência cardíaca por 13-16 batimentos por minuto, ou até mesmo menos, em seguida, três minutos da permanente estabilizado a + 0-10 pancadas na (medido deitado), o teste inicial em ortostática leitura você é normal Além disso, fala de um bom treinamento.
  2. Grandes mudanças na taxa de pulso (até 25 batimentos por minuto) indica má aptidão do corpo – você deve gastar mais tempo em exercício e uma alimentação saudável.
  3. Um aumento na freqüência cardíaca de mais de 25 batimentos por minuto indica a presença de doenças do sistema cardiovascular e / ou nervoso.

ortostáticos distúrbios circulatórios

reacções compensatórias do organismo, resultando na redistribuição de sangue, estão a aumentar o ritmo cardíaco e espasmo vascular. Devido a isso, a pressão arterial é mantida no mesmo nível. Se os mecanismos de regulação são violados, desenvolvem-se reações patológicas.

disfunção do sistema cardiovascular e nervoso, resultantes com uma subida acentuada, incluem:

  • hipotensão ortostática (hipotensão postural);
  • Taquicardia ortostática.

O colapso ocorre devido ao suprimento de sangue prejudicado para o cérebro. Se considerarmos que a cabeça de uma pessoa em pé é o ponto mais alto, então, em caso de violações da hemodinâmica, o cérebro sofre primeiro. Geralmente, a perda de consciência é precedida pelo escurecimento dos olhos, fraqueza e instabilidade.

Com redução aguda da pressão do sistema, surge uma sensação de náusea, palidez e umidade da pele.

Taquicardia que ocorre quando em pé, geralmente compensatória, devido a uma diminuição acentuada no volume de sangue que flui para o coraçãotsu.

Tipos de amostras ortostáticas

Testes ortostáticos são usados ​​para detectar distúrbios hemodinâmicos. Em pessoas saudáveis, mudanças nos parâmetros que ocorrem quando se está em pé ou em pé por longos períodos não são significativas. Enquanto na patologia, dois tipos opostos de reação podem ser observados:

  • Hyper sympathicotonic, em que a resposta às mudanças gravitacionais é muito pronunciada. Há um aumento acentuado na pressão e na frequência cardíaca.
  • Hipossimpaticotônico, caracterizado por uma diminuição acentuada da pressão arterial e diminuição do pulso.

Para realizar testes ortostáticos, você pode usar dois tipos de carga:

  • Ativo, no qual o paciente alterna independentemente da posição horizontal para a vertical. Ao mesmo tempo, a redução dos músculos esqueléticos tem um efeito significativo.
  • Passivo, criado para excluir a contribuição das contrações musculares. Isso é possível através do uso de uma tabela especial.

Проведение ортостатической пробы

O teste mais comum de Shellong (às vezes chamado teste de Martine) é ativado e realizado de acordo com o seguinte procedimento:

  • O paciente é conectado a um manômetro automático.
  • Durante 15 minutos com um intervalo de 1,5 minutos, uma pessoa em posição horizontal é registrada com a pressão arterial e pulso de uma pessoa. Os valores obtidos são designados como o original.
  • O paciente é solicitado a se levantar e permanecer nesta posição por cerca de 10 minutos. Ao mesmo tempo, eles continuam a medir a pressão arterial e a freqüência cardíaca a cada minuto, prestando atenção aos seus próprios sentimentos.
  • Então o sujeito vai para a cama novamente. Indicadores registrados após 0,5, 1 e 3 minutos.
  • Com base nos resultados obtidos desenhe uma curva da dependência do pulso e pressão arterial no tempo.
  • Avaliar o resultado com base em sensações subjetivas de acordo com o grau de desvio dos gráficos. Normalmente, não deve haver desconforto, e a mudança no pulso e na pressão sangüínea não deve exceder 20 / min e 10 mmHg, respectivamente.

Com um teste passivo, é possível conectar o paciente a sensores de ECG (registrando a atividade elétrica do coração) e pletismografia (refletindo a dinâmica do suprimento de sangue de órgãos individuais). Faça o seguinte:

  • Os parâmetros estudados são medidos em uma posição horizontal a cada 2 minutos. Esses valores são considerados o original.
  • Eleve a mesa em 40 a 750, continuando a gravar os parâmetros a cada minuto por um quarto de hora.
  • Em contraste com a amostra ativa, neste estudo é possível determinar os desvios mínimos da norma, avaliar a dinâmica do volume sistólico e a redistribuição do sangue.
  • Normalmente, o índice cardíaco diminui em não mais que 10%, e o ECG corresponde a mudanças posicionais.

Às vezes, métodos de pesquisa farmacológica também são usados ​​para determinar distúrbios circulatórios ortostáticos. Como drogas usam adrenomiméticos e outras substâncias que têm um efeito direto sobre o tom das veias. Ao mesmo tempo, os resultados dos testes ortostáticos realizados antes e depois do uso da droga são comparados.Табличные данные ортостатической пробы

Na prática clínica, os testes ortostáticos são utilizados para o diagnóstico:

  • Função interrompida do sistema nervoso autônomo;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência coronária.

As amostras também ajudam a controlar a condição no tratamento de certas drogas que causam distúrbios circulatórios ortostáticos. Estes incluem ganglioblockers, sympatholytics, methyldofum

Praticamente todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, experimentaram fraqueza ou tontura durante um aumento acentuado da cama. Esta é a reação do corpo à redistribuição do sangue sob a ação da gravidade. Para uma avaliação objetiva das mudanças que ocorrem neste, um teste ortostático pode ser realizado. Baseia-se na dinâmica do desempenho do sistema cardiovascular com uma mudança na posição do corpo. Na maioria das vezes, essa técnica é utilizada para esclarecer o diagnóstico de hipertensão latente, disfunção do sistema nervoso autônomo, bem como na seleção da dose de certos medicamentos.

Like this post? Please share to your friends: